premio capes de tese

Pesquisador da UFJ destaca-se no Prêmio CAPES de Tese 2018

Paulo de Tarso Garcia pertence ao quadro do curso de Química

O técnico em laboratório Paulo de Tarso Garcia, do curso Química da UFJ, foi premiado com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2018. O resultado da premiação, que é oferecida anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento, foi divulgado nesta segunda-feira (01/10).

paulo.g.foto
Servidor Paulo Garcia recebe prêmio da CAPES

A pesquisa desenvolvida por Paulo de Tarso Garcia foi orientada pelo professor Wendell Karlos Tomazelli Coltro do Instituto de Química da UFG. O trabalho demonstrou o desenvolvimento de sensores colorimétricos e eletroquímicos de baixo custo, para aplicações nas áreas clínica e forense. Um dispositivo de papel foi desenvolvido como sensor colorimétrico, visando a estimativa rápida do tempo de morte, através da dosagem de ferro em amostras de humor vítreo humano. Além disso, dois sensores eletroquímicos foram propostos para dosagem de α-amilase salivar em amostras de fluido oral humano, visando auxiliar no diagnóstico de doenças como pancreatite e periodontite. Os sensores propostos se apresentam como alternativas promissoras para serem utilizados em análises clínicas e forenses no local de necessidade.

Como inovação na área clínica, a tese aborda dois exemplos de sensores portáteis desenvolvidos para diagnósticos de pancreatite e periodontite. Ambos os sensores envolvem a leitura de sinais elétricos referentes a um processo de oxidação e/ou redução, permitindo o diagnóstico em função da concentração dos marcadores biológicos analisados. Um dos sensores permite até 120 análises por hora.

Na área forense, a principal inovação da tese foi o desenvolvimento de um sensor em plataforma de papel para estimativa do intervalo após a morte. Em resumo, esse intervalo foi determinado em função da concentração de ferro encontrada.

O Prêmio CAPES de Tese

O Prêmio CAPES de tese foi criado em 2005. As menções honrosas são oferecidas a duas teses de cada área. Os critérios de avaliação são a originalidade do trabalho, a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 13 de dezembro, às 17h, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade).

Fonte : ASCOM UFJ / SECOM UFG/ CAPES

Categorias : Notícias