projeto.agrotóxicos

Projeto realiza intervenções sobre agrotóxicos

O projeto de pesquisa e extensão intitulado “O impacto da exposição a agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais no sudoeste goiano”, coordenado pela Profa. Edlaine Faria de Moura Villela, já vem acontecendo desde 2016, momento em que foi conduzido o projeto piloto no assentamento rural Rômulo Sousa Pereira.

O projeto é vinculado ao grupo de pesquisa Epidemiologia e Saúde Coletiva (EPICOL/CNPq) e contou com a participação do Ambulatório de Diagnóstico Estomatológico do Sudoeste Goiano (ADESGO) e da Liga de Epidemiologia e Saúde Coletiva do curso de Medicina (LESC).

Em 2017, foi estabelecida uma parceria com a Escola Municipal Romualda de Barros, localizada na zona rural do município de Jataí. E foi nesta escola, no dia 04 de maio de 2018, que foi realizado o I Encontro Saúde no Campo (I ESC), um marco histórico para o projeto. A equipe executora contou com a participação dos docentes do curso de Medicina Fábio Morato e Carla Siqueira (coordenadora do ADESGO) e da docente do curso de Educação Física Sabrina Toffoli; a farmacêutica Caroline Weyrich e a psicóloga Tamara Zanuzzi; duas técnicas do curso de Medicina, Aline Monezi e Juliana Carvalho; duas estomatologistas, Damilys e Tatiana; e 34 alunos do curso de Medicina do primeiro ao oitavo período do curso.

projeto.agrotóxicos2 projeto.agrotóxicos5

Neste encontro, foi feito inquérito epidemiológico, avaliação odontológica, aferição de pressão e coleta de material biológico para fins de estudo genético. Enquanto as atividades aconteciam, os Jalecos Mágicos estavam presentes para alegrar os corredores da escola. Depois destas atividades, pais e alunos tiveram a oportunidade de assistir à peça de teatro “Mancada Dentária”, produzida e apresentada pelo Med’atro, o grupo de teatro da Medicina.

Após a apresentação, todos receberam lanches e brindes, incluindo uma squeeze do projeto. Esta ação de extensão conseguiu promover saúde e bem-estar para a população rural do município, atingindo assim o objetivo principal do projeto. A equipe percebeu como a comunidade rural necessita de atenção e acredita que a ação conjunta fortalece o alcance das estratégias elaboradas pela equipe.

projeto.agrotóxicos4 projeto.agrotóxicos3

Fonte : EPICOL