capa.tempestade solar

Forte tempestade solar é registrada pelo Laboratório de Física Espacial de Jataí

Forte atividade do ciclo atual Solar, evidenciado pelas manchas solares, ejetaram em direção à Terra uma grande quantidade de partículas carregadas no último dia 5 e, como previsto, alcançaram a atmosfera do nosso planeta no início do dia 7.

Imagem do sol

O Sol registrado pelo projeto Redescobrindo a Astronomia às 17h30min do dia 06/09/2017. As Manchas solares com suas nomenclaturas oficiais e no canto inferior, uma comparação com o tamanho da Terra.

Registro: Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí / Redescobrindo a Astronomia / Phablo Araújo (Aluno – curso de Física)

Quando essas atividades solares são de forte intensidade, podem prejudicar o campo de proteção magnética da Terra, provocando sérios problemas nos sistemas de comunicação e até mesmo nos sistemas de distribuição de energia elétrica. Como essas partículas solares interagem com no campo magnético da Terra, permite aos instrumentos do Laboratório de Física Espacial de Jataí, a observação e registro da presença de atividade solar no campo magnético terrestre.

bolhas1

bolhas2

Bolhas Ionosféricas: Partículas carregadas ionizam e excitam o oxigênio atmosférico. Por interagirem com o campo magnético terrestre, essas colunas sempre aparecem alinhadas no sentido Norte-Sul magnético. As bolhas ionosféricas podem ser compreendidas como auroras, porém em uma região do espectro que só câmeras com filtros especiais podem detectá-las.

Registro: Imageadora equipada com filtro OI63 / Identificação e catalogação: João Carlos (Aluno – curso de Física)

O Laboratório de Física Espacial de Jataí é coordenado pelo Prof. Dr. Maurício Bolzam, do curso de Física da Regional Jataí e está localizado na última rotatória da Avenida principal do Campus.

laboratório.fisica

Leia mais sobre as atividades desenvolvidas no laboratório FEJ: https://goo.gl/aNC6EN

Fonte : Laboratório de Física Espacial de Jataí

Categorias : NOTÍCIAS